Titulo Autor      





  Psicanálise
Jacques Lacan - Uma biografia intelectual
Oscar Cesarotto e Márcio Peter de Souza Leite

DADOS TÉCNICOS:
14X21cm | 216 páginas
ISBN: 978-85-7321-320-1

Situação:Normal



O psicanalista francês Jacques Lacan, gênio e figura, foi um personagem tanto simbólico quanto imaginário, ainda que bastante real. Este último foi o primeiro a desaparecer, finda uma vida bem vivida.

Seu ensino, oral e escrito, consagrou-o como sujeito suposto saber, no registro da autoria de conceitos originais derivados de uma leitura minuciosa da obra de Freud.

Antes, durante e depois, as imagens da sua personalidade ímpar abasteceram um vasto folclore, rico em anedotas magistrais. Como fazer para separar seu discurso do semblante, por trás de tantas máscaras com as quais seu rosto se confunde?

O espelho, tema lacaniano fundamental, norteia cada interpretação que se queira dar, pois a multiplicidade de perspectivas, não raro ambíguas, revela sempre algum ângulo bem mais interessante que qualquer fato que possa ter sido a verdade de sua pessoa.

É desse Lacan camaleônico que fala este livro, expondo seu peculiar estilo no caleidoscópio de uma biografia de ideias, acessível a leigos e iniciados. Nos dias de hoje, cresce o interesse das ciências humanas pela sua produção intelectual, capaz de abrir novos horizontes para pensar a cultura atual e seus sintomas, sem nunca perder de vista a experiência clínica. A psicanálise nunca mais seria a mesma depois dele.

Mais uma vez comparece ao cenário editorial o texto fundamental de Márcio Peter de Souza Leite e Oscar Cesarotto. Autores, ambos, de vários livros, recriam ideias longamente elaboradas e amadurecidas nesta segunda edição, revista e ampliada.

A história da psicanálise lacaniana em São Paulo tem como uma de suas bases a produção, ora individual, ora comum, destes dois fecundos articuladores do saber do inconsciente, por meio de seus artigos em jornais, revistas e sites, seus escritos, palestras, cursos, grupos de estudo, alimentados pela prática constante da escuta atenta que sedimenta sua formulação teórica.

Agora é a vez desta biografia pouco convencional, mas bem informada, que não comete o excesso de ser apologética. Muito pelo contrário, Jacques Lacan emerge das páginas da presente obra em suas múltiplas facetas de psiquiatra, criminalista, surrealista, psicanalista, mártir, filósofo, mestre, e até mesmo super-herói.

Através de todos os reflexos em cada um dos diferentes espelhos, vai se impondo aos poucos a forte predominância de um analista que produziu teorias novas, originais e refinadas, sem se enclausurar na ortodoxia nem no dogmatismo.

Apesar do tão comentado hermetismo das elucubrações lacanianas, ao traçar de maneira atraente o seu personagem, esta “biografia intelectual” seduz os leitores para o contato intransferível com as construções do próprio Lacan, num convite instigante à inteligência dos interessados.

oscar cesarotto é psicanalista, Doutor em Comunicação & Semiótica, e professor da PUC-SP. Autor de: Um affair freudiano (1989); organizador de Ideias de Lacan (1995); No olho do outro (1996); Contra natura (1999); Tango malandro (2003) e O verão da lata (2006) e Sedições (2008), todos publicados pela Iluminuras.

márcio peter de souza leite é médico, psiquiatra e psicanalista, membro da Associação Mundial de Psicanálise, diretor-geral da Escola Brasileira de Psicanálise-SP (1999 - 2001), fundador e diretor do Núcleo Marcio Peter de Ensino - Conexão Lacaniana / Instituto Marcio Peter - SP (desde 2006). É autor dos livros O que é psicanálise (Brasiliense, 1984), O Deus odioso e o diabo amoroso (Escuta, 1991), A negação da falta (Relume-Dumará, 1992), Psicanalise lacaniana (Iluminuras, 2000).

Noticias Relacionadas
Outros Titulos


EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161