Titulo Autor      





  Psicanálise
Da Neurologia à Psicanálise
Lynn Gamwell e Mark Solms
Organização:Jassanan Amoroso Dias Pastore

DADOS TÉCNICOS:
16X23cm | 160 páginas
ISBN: 978-85-7321-292-1

Situação:Normal



A trajetória neurológica de Freud lançou os alicerces sobre os quais ele pôde erguer o edifício da Psicanálise.

Esta obra contém, além dos brilhantes textos, o extraordinário mérito de reunir a coleção de aproximadamente oitenta esboços de Freud, entre manuscritos, desenhos e diagramas da mente cujos originais se encontram distribuídos, em sua maioria, nos acervos do Museu Freud, em Londres, e da Biblioteca do Congresso, em Washington

Antes da invenção da psicanálise, da cura pela palavra, o olhar de Freud esteve por muito tempo absorvido por imagens de estruturas do sistema nervoso que o mantinham ao microscópio durante horas.

Essas imagens nutriam a imaginação do jovem cientista no esforço intelectual continuado junto ao admirado mestre, Ernest Brücke, para encontrar a lógica e os modelos que dessem conta de seu funcionamento.

O estudante Freud, o jovem Freud, foi um neurocientista do século XIX. Este livro dá o testemunho disso, reunindo desenhos, esquemas, garatujas científicas, resultado do trabalho intelectual intenso em busca de um entendimento plausível para o aparelho nervoso.

A transição da “máquina” neural para o aparelho da alma, o aparelho psíquico, quando já não mais trabalha ao microscópio, mas com pacientes neuróticos, carrega com ela estas imagens e modelos.

Luís Carlos Menezes
Jassanan Amoroso Dias Pastore

Noticias Relacionadas
Outros Titulos


EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161