Titulo Autor      





  Teatro
Do teatro
Vsévolod Meyerhold
Diego Moschkovich

DADOS TÉCNICOS:
13,5X22,5cm | 288 páginas
ISBN: 978-85-7321-357-7

Situação:Normal



Folhear os jornais e as revistas dos quarenta anos em que Vsévolod Meyerhold trabalhou como diretor é certamente, para o leitor desavisado (ou para o marinheiro de primeira viagem), cair na mais profunda confusão.

A imprensa da época, imediatamente após a estreia de qualquer um dos espetáculos daquele que tomou de fato para si a tarefa de revolucionar a arte teatral, era tomada por uma tempestade de artigos e resenhas que afirmavam terem presenciado no teatro ou o fim dos tempos ou a própria revolução materializada em arte, sem meios-termos.

De fato, o nome de Meyerhold é um dos que continua envolto em sombras até os dias de hoje, apesar dos incontáveis esforços de inúmeros pesquisadores de garimpar o precioso arquivo chamado por Serguei Eisenstein de “o tesouro”. O assassinato de Meyerhold em 1940 e o massacre da Segunda Guerra Mundial fizeram com que o nome do diretor só voltasse a aparecer na imprensa soviética em 1956, criando um vácuo de dezesseis anos na transmissão viva dos ensinamentos práticos desse mestre.

Hoje, no Brasil, conhecemos alguns aspectos da longa carreira de Meyerhold: seu trabalho como pedagogo e pesquisador dos meios expressivos da cena; como criador da teoria biomecânica para a preparação de atores; como diretor e encenador teatral. Com a publicação integral de Do Teatro, pela primeira vez em língua portuguesa e em tradução direta do russo, procuramos acender mais um refletor sobre o vasto campo de interesse que tem se tornado a vida e a obra do mestre no Brasil: desejamos fazer com que se ouça a voz do próprio Meyerhold.

Do Teatro é o único livro organizado e publicado pelo autor em vida, em que se pode observar claramente as pesquisas daquilo que formaria a “base fértil” para o desenvolvimento de quase todas as suas ideias, amadurecidas e concretizadas em seus trabalhos posteriores.

Meyerhold trata da formulação de conceitos fundamentais da arte teatral a partir da análise de uma experiência histórica bastante concreta, e, por outro lado, descreve um período fértil e importante para a história do teatro com base nas formulações teóricas sobre o fazer teatral. Béatrice Picon-Vallin nomeia o prefácio desta edição com uma precisão enorme: trata-se realmente de um livro único.

DIEGO MOSCHKOVICH cursou Artes Cênicas na Academia Estatal de Artes Cênicas de São Petersburgo (LGITMiK). Pesquisador das heranças históricas de Stanislávski e Meyerhold, foi bolsista e tradutor no projeto Masters in Residence, do Instituto Grotowski (Wroclaw, Polônia), sob a direção de Anatóli Vassíliev. No Brasil, fez a assistência de direção para Adolf Shapiro, em trabalho realizado em 2010 com a Mundana Companhia.

Antes disso, trabalhou sob a direção de Lu Carion no GPEC-Obara, laboratório que pesquisa a aplicação da Técnica Klauss Vianna ao trabalho do ator.

Noticias Relacionadas
Outros Titulos


EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161