Titulo Autor      





  Literatura Estrangeira
Contos de amor de loucura e de morte
Horacio Quiroga
Tradução: Wilson Alves Bezerra

DADOS TÉCNICOS:
16X23cm | 192 páginas
ISBN: 978-85-7321-367-6

Situação:Normal



O uruguaio Horacio Quiroga (1878-1937) é considerado o primeiro grande contista de língua espanhola. Era chamado por alguns de “Poe latino- americano” e foi influência para autores como o argentino Julio Cortázar (1914-1984) e o catalão Enrique Vila-Matas (1948).

Contos de amor de loucura e de morte (1917) foi seu primeiro livro de contos e é muito representativo de sua obra, por trazer narrativas de um período de dez anos: nele há textos que mostram a influência de Poe, como A galinha degolada, O soli­ tário e O travesseiro de pena – que figura em todas as boas antologias latino-americanas de terror. Outro conto fundamental é À deriva (1912), que traz uma narrativa tensa e delirante sobre um homem picado por uma cobra peçonhenta no meio da mata.

Os pescadores de toras e Os mensais antecipam a produção futura de Quiroga e relatam a exploração dos índios e peões nas selvas argentinas e paraguaias no início do século vinte. Há ainda perturbadoras histórias de amor como A meningite e sua sombra, A morte de Isolda e Uma estação de amor.

A variedade de temas sempre foi uma marca de Quiroga, que publicava seus contos em revistas de grande circulação, lidas por públicos diversos.

A escrita frequente e os prazos da imprensa não lhe eram alheios: publicou mais de duzentos contos em revistas, mas só preservou em livro aqueles que julgava perduráveis. Suas narrativas capturam o leitor nas primeiras linhas e avançam sempre de modo tenso; o desfecho, embora possa surpreender, já estava prefigurado desde o início do conto.

Como dizia o crítico e escritor argentino Ricardo Piglia em suas Teses sobre o conto: um conto conta duas histórias e a arte de narrar consiste em cifrar a história secreta nos interstícios da história aparente, revelando ao fim uma narrativa já sabida mas, que, ainda assim, desestabiliza o leitor.

Tal é o pro­ce­dimento dos contistas clássicos e Horacio Quiroga o reali­za com mestria.

Boa leitura.

Wilson Alves-Bezerra

Noticias Relacionadas
Outros Titulos


EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161