Titulo Autor      





  Crítica/Teoria Literária/Educação
Arte da pequena reflexão poema em prosa contemporâneo
Fernando Paixão

DADOS TÉCNICOS:
20X24cm | páginas
ISBN: 978-85-7321-452-9

Situação:Normal



Este livro apresenta uma ampla reflexão sobre a natureza intrínseca do gênero do poema em prosa a partir da análise de alguns autores contemporâneos.

Seu autor – o poeta Fernando Paixão –, parte do pressuposto de que a indagação sobre as qualidades e os procedimentos desse tipo de escrita permite delinear conceitos em torno a um tema próximo do paradoxal. Como definir o poema em prosa?

Que tipo de linguagem prioriza? Quais são as características do gênero? Dúvidas naturais que antecedem o juízo sobre qualquer texto inserido nessa atmosfera.

Para contornar a abrangência do assunto, Paixão segue uma linha de abordagem que seleciona e desenvolve alguns aspectos teóricos, sempre acompanhados da análise de poemas significativos. Com isso, o texto torna-se menos árido e chama a atenção para certa produção recente, tirando o assunto da zona de “invisibilidade” em que se encontra, no contexto da crítica literária brasileira.

Na introdução, são apresentados três pontos que se complementam e oferecem a base da discussão posterior: a (in)definição do poema em prosa; as origens francesas; Baudelaire e sua obra-prima, Petits poèmes en prose (1869).

Sem a pretensão de ser panorâmico nem aprofundado, dá preferência à tradição francesa, por ter sido a mais vigorosa no plano internacional e a de maior influência em língua portuguesa.

A Parte I do livro dedica-se aos tópicos de linguagem e composição. Noções como metonímia, fragmento, narração, descrição e ritmo são consideradas, à luz do gênero, como forma de capturar a dinâmica interna do poema em prosa. Ao se compreender a especificidade desses recursos, amplia-se também o entendimento dessa poética.

Já a Parte II volta-se para ler e interpretar a tensão lírica, tal como aparece em alguns autores contemporâneos e com produção consolidada. Poemas de Herberto Helder, Charles Simic, Yves Bonnefoy e de outros escritores são evocados para ressaltar um ou outro aspecto teórico, ao mesmo tempo em que exemplificam a produção das últimas décadas. Ao longo desse roteiro, Arte da pequena reflexão: poema em prosa contemporâneo mescla teoria e análise poética, em boa dosagem, capaz de articular uma visão abrangente sobre o gênero, articulando-o com a sensibilidade do nosso tempo. Ao tratar de um tipo de escrita pouco abordado e de escassa bibliografia crítica, este livro contribui para resgatar a importância do tema e colocá-lo em pauta.

FERNANDO PAIXÃO nasceu em Portugal e vive em São Paulo desde a infância. Teve uma longa carreira como editor profissional; nessa área, organizou o livro Momentos do livro no Brasil (1995), ganhador do Prêmio Jabuti. Como poeta, iniciou nos anos 1980 e tem vários livros publicados, alguns premiados.

Desde 2009, leciona literatura brasileira no Instituto de Estudos Brasileiros, da Universidade de São Paulo.

Noticias Relacionadas
Outros Titulos


EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161