Titulo Autor      





  Crítica/Teoria Literária/Educação
Cenas do teatro moderno e contemporâneo
Dirce Waltrick do Amarante

DADOS TÉCNICOS:
14X21cm | 96 páginas
ISBN: 978-85-7321-459-8

Situação:Normal



Beckett, Ionesco, Gertrude Stein, Matéi Visniec, Marina Abramovi?, Qorpo-Santo e Nélson Rodrigues: o catálogo ilustre antecipa o quanto Cenas do teatro moderno e contemporâneo pode (e deve) ser lido como um convite antenado à reflexão sobre o que de mais provocador e inventivo o teatro e a performance têm a oferecer ao mundo de hoje.

Longe de compor uma enumeração caótica, o conjunto dos autores considerados neste livro dividem o horror à banalidade, o gosto pelo desafio, a ousadia da forma nova. Dirce Waltrick do Amarante, sua autora, além de professora de Artes Cênicas na UFSC, embaixadora do Bloomsday em Florianópolis, tradutora e estudiosa de James Joyce, Gertrude Stein e Ionesco, soube emprestar ao livro um tom direto e agudo, a um só tempo sério e leve, sem perder a fineza, que casa tão bem com os ensaios breves que o compõem, muito de acordo com a atualidade e urgência das experiências teatrais de que eles tratam. A mão segura para tanto Dirce exercitou seja na excelente revista eletrônica de cultura que edita, a Qorpus, seja em múltiplos jornais e periódicos pelo país (Folha de S.Paulo e Sibila, por exemplo).

FÁBIO DE SOUZA ANDRADE

DIRCE WALTRICK DO AMARANTE é tradutora e ensaísta. Autora, entre outros, de Para ler Finnegans Wake de James Joyce (2009), As antenas do caracol: notas sobre a literatura infantojuvenil (2012). Traduziu livros para crianças, como O gato e o diabo e Os gatos de Copenhague, ambos de James Joyce; e Contos de Ionesco para crianças, de Eugène Ionesco. Traduziu e organizou uma antologia de textos de Edward Lear, Viagem numa peneira. Colabora em jornais e revistas. É professora da Universidade Federal de Santa Catarina.

Noticias Relacionadas
Outros Titulos


EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161