Titulo Autor      





  Crítica/Teoria Literária
Linhas de fuga - poesia, modernidade e contemporaneidade

Organizadores: Susana Scramim, Marcos Siscar, Alberto Pucheu

DADOS TÉCNICOS:
15,5 x 22,5 x 0,5cm | 96 páginas
ISBN: 9788573214956

Situação:Normal



Linhas de fuga: poesia, modernidade e contemporaneidade é o resultado das reflexões apresentadas em colóquio homônimo, realizado em dezembro de 2015, e pensado como modo de contato com pesquisadores destacados no estudo da poesia moderna e contemporânea. A proposta do encontro era que os convidados refletissem sobre a relação entre poesia e seus limites, relação essa que não se restringia a um levantamento histórico; tampouco, do ponto de vista teórico, se acomodaria à mera inversão da hierarquia, pela exposição de casos em que um além da poesia promove uma apropriação da "poesia" como fato de outra tradição determinada.

Com a motivação de não aderir ao pensamento disjuntivo, baseado em oposições e formações hierárquicas de gêneros, interessados por situações de conflito ou de transições, o presente volume procura pensar o caráter interessado da poesia diante das questões relativas à sua especificidade como discurso. A referência aos confins, o trânsito da diáspora, a precariedade do rascunho, o procedimento antropofágico, o diálogo com o cinema, a fricção entre ficção e fato são aspectos que remetem a essas zonas de contato que são também ambivalências entre a necessidade de conhecer e de se abandonar, de dar forma e de deformar. De certo modo, a ambivalência entre forma e informe não é apenas um interesse específico direcionado à poesia: ela faz parte de sua condição como fenômeno contemporâneo.

Convidados para refletir sobre essas questões, participam do presente volume alguns dos mais importantes pesquisadores da poesia contemporânea no Brasil e fora dele: Florencia Garramuño, da Universidad de San Andrés (Argentina); Nanne Timmer, da Leiden Universiteit (Holanda); Silvio Mattoni, da Universidad Nacional de Córdoba (Argentina); Marcelo Jacques de Moraes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Masé Lemos, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Paula Glenadel, da Universidade Federal Fluminense; e Raúl Antelo, da Universidade Federal de Santa Catarina. Os participantes nos oferecem aqui não apenas resultados significativos de seus trabalhos individuais, mas, aceitando o convite que lhes foi endereçado, acolhem igualmente a proposta de pensamento do grupo de pesquisadores reunidos no projeto "Por uma teoria da poesia moderna e contemporânea".

Trata-se, como em outras publicações realizadas pelo grupo, de abrir espaço para problemas e situações de leitura que, colocando em perspectiva o contato da poesia com seus próprios limites, contribuam para a discussão de sua dimensão ética e política.

Noticias Relacionadas
Outros Titulos


EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161