Titulo Autor      


  noticias


sábado, 5 de março de 2011

Entre a memória e a ficção

Num dos ensaios de Infância em Berlim, Walter Benjamin lembra que "nunca podemos recuperar totalmente o que foi esquecido. E talvez seja bom assim. O choque do resgate do passado seria tão destrutivo que, no exato momento, forçosamente deixaríamos de compreender nossa saudade".

Em Patópolis (Iluminuras), o jornalista e escritor Marcelo Coelho parece retomar e desenvolver a teoria de Benjamin. Aliás, seu livro, como o de Walter Benjamin, é uma mistura de memória com crítica literária (a mais refinada e contemporânea), incorporando as devidas notas de rodapé. Logo no início, lemos que “a infância: de seu mal-entendido, de sua desproporção entre cabeça e corpo, retenho um quadrinho, um desenho, que vi numa das histórias de Disney, lida e relida, mil vezes, e que não lembro como continua".

Mas o escritor se esforça para reviver suas lembranças: vem daí o choque do resgate do passado e da experiência com as estórias de Walt Disney.

Patópolis traz também uma reflexão sobre os produtos culturais produzidos para a infância. Esta, para o escritor, é o “reino da necessidade”, do olhar novo e curioso para o mundo: “E as crianças talvez se vistam de marinheiro porque acabaram de desembarcar no mundo. Razão forte, aliás, para o fato de vomitarem tanto: falta de hábito com a terra firme.” A epígrafe de Walt Whitman, escolhida por Marcelo Coelho, enfatiza essa tese: “... um menino curioso, nunca perto demais, nunca os perturbando. Cautelosamente espiando, absorvendo, traduzindo.”

Quanto aos livros infantis, Marcelo Coelho lembra que o dinheiro do Tio Patinhas estava seguro, escondido nas estantes de sua “biblioteca infantil” (fundada justamente para ocultar a sua fortuna), entre livros que ninguém tem interesse em ler, ou dentro de um enorme boneco que, através de um dispositivo mecânico, contava “histórias infantis, historietas”.



EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161