Titulo Autor      


  noticias


quinta-feira, 30 de junho de 2011

Prosa, poesia, fotografia e arte

Coyote, publicação especializada em literatura produzida em Londrina, chega ao número 22 e completa dez anos em 2012

A um ano de completar uma década de existência, a revista literária Coyote chega ao número 22. A publicação, produzida com o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) de Londrina, tem como responsáveis os jornalistas, poetas e escritores Marcos Losnak, Ademir Assunção e Rodrigo Garcia Lopes, e se destina a publicar material inédito de escritores consagrados e estreantes.

A nova edição conta com textos de escritores expressivos, como Italo Calvino, Veronica Stigger e Torquato Neto, entre outros. Mas também inclui produções inéditas do londrinense radicado em Curitiba Ygor Raduy, do catarinense Vinícius Alves e do paulista Josias Abdalla Duarte, autores ainda não conhecidos do grande público. “Não damos nenhuma predileção por autor. Prezamos antes de tudo a qualidade do texto publicado”, garante Rodrigo Garcia Lopes.

Outros diferenciais da revista apontados por ele incluem a sessão “Dossiê”, que traz uma grande entrevista com algum artista – no caso, o poeta belo-horizontino Geraldo Carneiro – e um cartum, publicado na contracapa, assinado pelo arte-finalista Beto, responsável pela parte gráfica da revista. “Há também uma preocupação em divulgar o trabalgho de fotógrafos brasileiros. Sempre escolhemos uma foto para a imagem da capa, e outras fotos no interior da revista dão continuidade à proposta”, diz Lopes, sobre a capa assinada pelo amazonense Rodrigo Braga.

Editor da revista junto com Assunção e Losnak, Lopes conta que o processo de seleção dos textos é rigoroso: “Nós três discutimos longamente quais serão publicados, e temos o cuidado de abranger uma variedade literária considerável em cada edição. Sei de editoras que leem a revista como um termômetro do que está sendo produzido. Por isso, nos sentimos na responsabilidade de publicar o que encontramos de melhor”.

Além dos originais que chegam todos os dias pelo e-mail da revista, amigos e “curadores literários” indicam textos de escritores estrangeiros para serem traduzidos. “Já publicamos poemas de mulheres beduínas do Oriente Médio traduzidas pelo [escritor] Alberto Mussa. Da América Latina, já publicamos escritores de todos os países. Com isso, fazemos um diálogo com a literatura do mundo todo por meio da tradução.”



EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161