Titulo Autor      


  noticias


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Atrás da estação ferroviária fica o mar (Jutta Richter)

Dias bons também existem”. É assim que se inicia a narrativa de Atrás da estação ferroviária fica o mar (Hinter dem bahnhof liegt das meer), romance juvenil da alemã Jutta Richter. A autora é considerada uma das mais importantes escritoras de literatura infantojuvenil européia, se distingue por um enredo onde a realidade e o conto de fadas são combinados em um tom equilibrado entre o espiritual e o lírico.

Trata da amizade entre Cosmo e o menino Novênio (Kosmos e Neumer, no original), que se adaptaram às ruas, sobrevivendo às mazelas da marginalidade. Eles não acham essa vida ruim, mas sonham morar próximo do mar para desfrutar o clima de verão o ano todo. Mas é preciso ter dinheiro para realizarem aquele sonho. Decidem partir rumo à praia e como Cosmos conhece uma mulher que poderia ajudá-los, resolvem procurá-la e ela propõe dar o dinheiro em troca de algo valioso. E os dois companheiros aceitam negociar o que tem de mais precioso: o anjo da guarda de Novênio. Feito o trato, partem ao litoral, entretanto, a saúde do garoto se debilita a cada passo. Percebendo o erro, Cosmo precisa recuperar o espírito de seu amigo antes que seja tarde demais. E responder a indagação de seu amigo no início do livro.

É notório que a ambientação da narrativa oscila entre a fronteira entre dois mundos, o imaginário e o real. Uma combinação hábil, que não decepciona, mesmo sendo escrita para um público juvenil, os adultos irão gostar da maneira como é construída. Abordando uma jornada de iniciação, onde crianças marginalizadas vão em busca de abrigo e de uma amizade que acabará com a dor da solidão, evoluindo com os sentimentos albergados dos personagens, cujos diálogos e pensamentos são desenvolvidos oscilando entre a esperança e a desilusão. Temas como famílias desfeitas, violência, sem teto, favelados, excluídos, o medo e os sonhos infantis, amizade, fé e responsabilidade são discutidos para serem analisados, mas não para ter um efeito moralizante sobre o leitor



EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161