Titulo Autor      


  noticias


quinta-feira, 22 de março de 2012

Sonhos de Kafka

A obra toda de Kafka é marcada pelo registro da condição do ser humano moderno, submetido à opressão burocrática das instituições e à justiça como um ente aterrorizante. Sua novela "A metamorfose" é uma reflexão magistral sobre a fragilidade do homem comum frente a problemas cotidianos.

Em meio aos seus tantos romances, ele deixou-nos um livro peculiar, em que registrou seus sonhos ("Sonhos", Editora Iluminuras). Os sonhos, para ele, se confundiam com a própria vida e é assim que ele um dia disse que "escrever uma autobiografia me daria grande prazer, pois seria tão fácil quanto anotar sonhos".

Pelo que conhecemos de sua obra, seríamos induzidos a crer que seus sonhos não seriam coloridos e alegres, caracterizando-se mais por serem pesadelos dos quais se acorda "como se tivesse enfiado a cabeça no buraco errado", dedução plausível para seus romances como "A metamorfose" ou "O castelo".

Nos sonhos de Kafka, no entanto, aparecem obras de arte, cantores, peças de teatro, Goethe cantando, como se ele estivesse mergulhado e dormindo numa profusão de fatos culturais.

Sendo a História um dos pesadelos do homem moderno, consumida como uma de suas fantasias, a de acreditar que há um processo, de que há um sentido na vida, de que o homem veio e vai para algum lugar que não o túmulo, lá está ela num sonho: a História aparece como ameaça, presente numa turba durante o cerco e na época da Comuna de Paris.

Kafka, nessa Paris, sonha que está pensando "quando uma gente oriunda dos subúrbios do norte e do leste da cidade, portanto estranha aos parisienses, foi avançando em ondas até o centro da cidade e congestionando as vias de tráfego, hora após hora, meses a fio, como os ponteiros de um relógio", esvaziando a possibilidade de pensar pois a contingência exigia apenas agir que, na história francesa significa sangrar, na sinonímia da guilhotina.


EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161