Titulo Autor      


  noticias


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Belo Horizonte recebe a 22ª edição do Bloomsday

Acontece no próximo sábado, dia 16 de junho, a 22ª edição do Bloomsday em parceria com o Memorial Minas Gerais - Vale. O tema deste ano é "Vamos comer James Joyce, vamos devorá-lo." As palavras comer e devorar, se prestam a muitas leituras compreendendo não só o ato de comer, como aquele de degustar a linguagem de James Joyce como algo especial e único.

O evento, que acontecerá no Memorial Minas Gerais - Vale, das 15h às 18h, contará com uma programação diversificada, envolvendo Bloomsgames com prêmios diversos, Banquete Temático, Bazar Casa d'O'Shea, lançamento do livro De santos e sábios, uma publicação da Editora Iluminuras, com textos inéditos de James Joyce, Livros Diversos, Intervenções cênicas e Exibição de vídeos artísticos e informativos sobre a vida e obra de Joyce produzidos pelo Grupo Oficcina Multimédia.

O Bloomsday é uma data festiva celebrada em todo o mundo dedicada a esse autor irlandês cuja obra revolucionou a escrita do século XX, abrindo novos caminhos para a Literatura. A data se refere ao dia 16 de junho de 1904, quando James Joyce teria tido um encontro especial com sua futura mulher, Nora Barnacle, para quem ele dirigiu a famosa frase: "Você fez de mim um homem!". Este fato inspirou e norteou de forma "epifânica" o romance Ulisses, cuja ação se passa neste único dia e no qual Leopold Bloom, personagem referencial, dá origem ao nome do evento, o Bloomsday.


EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161