Titulo Autor      


  noticias


terça-feira, 3 de julho de 2012

‘Do Teatro’, direto do russo

Obra foi o único texto concebido como livro pelo teórico Vsévolod Meyerhold, diretor de teatro que cultivava amizade com Tchekhov, Stanislávski e Eisenstein. O ator e pesquisador de teatro Diego Moschkovich, que traduziu o texto, fala com exclusividade sobre a iniciativa à Gazeta Russa.

Será lançado neste mês o primeiro e único texto concebido como livro pelo ator e diretor teatral Vsévolod Meyerhold. Trata-se da primeira tradução feita diretamente do russo do teórico que sofreu perseguições políticas e foi executado por stalinistas em 1940. 
 
Meyerhold colaborou no Teatro de Arte de Moscou com o criador do sistema de preparação de atores Konstantin Stanislávski, foi amigo do escritor Anton Tchekhov e mestre do cineasta soviético Serguêi Eisenstein, responsável pela preservação de seus arquivos.
 
“Do Teatro” sai pela editora Iluminuras e reúne as concepções do diretor sobre a essência da arte teatral. 
 
A iniciativa de traduzir a obra veio do ator, pesquisador do teatro e formado em artes cênicas pela Academia Estatal de Artes Cênicas de São Petersburgo, Diego Moschcovich, que falou com exclusividade à Gazeta Russa.


EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161