Titulo Autor      


  noticias


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Maria Lúcia Dal Farra vence o Prêmio Jabuti

Professora do Departamento de Letras ganhou com “melhor livro de poesia”

A avaliação feita em 2002 pelo jornalista Carlos Graieb, nas páginas da revista Veja, tem se mostrado cada vez mais verdadeira. “Atenção para o nome de Maria Lúcia Dal Farra: ninguém no Brasil é melhor poeta do que ela”, sentenciava então.

Em anúncio feito ontem, 18, pela Câmara Brasileira do Livro, a professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Sergipe figurou como vencedora da 54ª edição do tradicional Prêmio Jabuti de Literatura na categoria “melhor livro de poesia”.Dal Farra concorreu com “Alumbramentos” (144 p.), publicado pela Editora Iluminuras, a mesma que publicou seus outros dois livros de poesia, “Livro de possuídos” e “Livro de Auras”, e as crônicas de “Inquilina do Intervalo”.

Cautelosa quanto ao resultado da primeira fase, em que aparecia como primeira colocada, afirmou que “o importante é que o prêmio faz com que as pessoas fiquem sabendo que o livro existe; significa que ele está sendo lido”.

Dal Farra, que também concorre como finalista no Prêmio Portugal Telecom de Literatura com o mesmo livro, foi descrita pela jornalista e escritora portuguesa Inês Pedrosa como dona de uma poética “brutal e serena... a arte de quem atravessou a noite da arte sem perder a inocência, o sangue e a coragem da vida”.

Conhecida internacionalmente por seus estudos sobre a escritora portuguesa Florbela Espanca, Dal Farra é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e possui pós-doutorado pela Ecole Pratique Des Hautes Etudes de Paris (1981), pela Universidade de Lisboa (1985) e pela Universidade Federal de Sergipe (1992).



EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161