Titulo Autor      


  noticias


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Morto há dez anos, Haroldo de Campos recebe tributo com show e recital na Casa das Rosas

MARCIO AQUILESDE SÃO PAULO

A Casa das Rosas inicia hoje a décima edição do Hora H, homenagem ao poeta e tradutor Haroldo de Campos (1929-2003).

O evento foi nomeado este ano como 10 - 100 H (em referência aos dez anos de morte do autor, completados nesta sexta, 16/8) e tem em sua programação shows, lançamentos de livros, cursos e palestras.

Nesta sexta (16), às 19h30, o coral Cantando a Poesia apresenta duas músicas inspiradas na obra do artista.

A instalação "Tempo-vero", do arquiteto e artista visual Leonardo Tepedino, que faz referência ao poema "A Máquina do Mundo Repensada", ocupará espaços do local.

No sábado (17), às 20h, haverá o show "Poesia & Transcriações Musicadas", de Cid Campos (sobrinho de Haroldo e filho de Augusto de Campos), com a participação de Péricles Cavalcante e Edvaldo Santana.

A programação termina no domingo às 18h30, com a palestra recital "10 - 100 H" do músico Alberto Marsicano e convidados./

LEGADO CONCRETO

Haroldo de Campos revolucionou a linguagem poética ao lado de seu irmão Augusto de Campos e de Décio Pignatari (1927-2012) por meio da criação da poesia concreta.

Os textos altamente visuais usavam conceitos como a utilização de cores e tipografias diversas para as palavras, espacialização do verso na página e neologismos formados por vocábulos estrangeiros.

Combinando elementos da tradição literária com procedimentos estéticos vanguardistas, Haroldo e seus parceiros deram nova trajetória às letras nacionais.

"A poesia concreta brasileira tem um percurso histórico de recepção no exterior desde os anos 50. Desta forma Haroldo, Augusto e Décio tiveram inúmeras passagens por países estrangeiros, onde participaram de antologias e outros eventos", afirma Cid Campos, curador do evento ao lado de Ivan de Campos.



EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161