Titulo Autor      


  noticias


terça-feira, 11 de março de 2014

Livro de Dirce Waltrick do Amarante e Luci Collin traz peas de Gertrude Stein inditas no pas

A obra traduzida pela dupla foi publicada originalmente em 1922 no livro “Geography and Plays”

Juliete Lunkes

FLORIANÓPOLIS

Promover qualquer tipo de compreensão da obra teatral de Gertrude Stein estava longe de ser um dos objetivos de Dirce Waltrick do Amarante e Luci Collins ao traduzirem 18 peças da escritora americana para o livro “O Que Você Está Olhando”, lançado este ano pela editora Iluminuras. Escritas entre 1913 e 1920 e publicadas originalmente em 1922 no livro “Geography and Plays”, as peças são inéditas no Brasil e chegam exatamente para preencher um vazio na bibliografia em língua portuguesa da obra de uma das pioneiras do teatro contemporâneo mundial.

Professora do curso de artes cênicas da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Dirce já havia traduzido uma obra de James Joyce quando conheceu e começou a trocar ideias com Luci, escritora paranaense especialista em Gertrude Stein. Após longas conversas sobre a importância da obra da americana e a falta de material em português, decidiram juntas encampar o projeto do livro, desafio que levou em torno de dois anos para ser concluído.

“A linguagem de Gertrude é cheia de lacunas, não tem uma trama ou um personagem. Traduzimos frases soltas e só no final vemos que aquilo tem algum sentido”, explica Dirce. A dificuldade de traduzir a obra de Gertrude Stein é um dos pontos que a organizadora destaca já na apresentação do livro. “É uma linguagem dadaísta, que vai contra a lógica. A gente não sabe aonde vai chegar”, completa.

Apesar do obscurantismo nos escritos de Gertrude e da impossibilidade de entendê-la por completo, Dirce considera fundamental que sua obra seja lida e reconhecida. A ausência de uma boa bibliografia da autora no Brasil dificultava inclusive a introdução do assunto aos seus alunos da UFSC. “Ela é obscura, não precisa ser compreendida, mas tem que ser conhecida. Nosso objetivo com o livro era fazer a obra dela circular, levar para as universidades e discuti-la”.



EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161