Titulo Autor      


  noticias


segunda-feira, 16 de março de 2009

Fernando Lyra lança livro sobre a eleição de Tancredo Neves à presidência

Daquilo que eu sei’ é o título do livro de Fernando Lyra, um dos articuladores da eleição de Tancredo Neves. É justamente sobre esse capítulo da sua vida e da história do Brasil que o autor decide falar. O livro será lançado nesta segunda-feira (16), às 19 horas, no Shopping Paço Alfândega, no Recife Antigo.

A obra é um misto de revelações pessoais e dos bastidores do processo de transição democrática iniciado no Brasil com o fim da ditadura militar. Ela é composta de anotações e reflexões de Fernando Lyra, com foco principalmente na década de 80, mostrando o que o autor viu e viveu na política.

Fernando Lyra esteve à frente da campanha das ‘Diretas Já’ e de todo o processo que culminou na escolha de Tancredo Neves para a candidatura à presidência da República e sua eleição pelo Colégio Eleitoral, marcando o fim do regime militar. De adversário dentro do partido (o MDB), Fernando Lyra passou à condição de homem de confiança do futuro presidente.

O livro trata ainda da morte de Tancredo, da ação de Fernando Lyra no Ministério da Justiça, durante o governo de José Sarney, na desconstrução da lei da censura e do relacionamento tenso do autor com o político Ulysses Guimarães.

Daquilo que eu sei - Tancredo e a transição democrática’ conta com a participação de companheiros de trabalho e amigos de Fernando Lyra. O jornalista Mauro Santayanna é um dos autores das apresentações. Além dele, assinam pré-textuais ou apresentações Cristóvam Buarque, José Paulo Cavalcanti Filho e Joaquim Falcão, todos pessoas estiveram com Fernando Lyra no Ministério da Justiça.

A obra apresenta ainda fotografias do acervo pessoal de Fernando Lyra e imagens cedidas pela fotógrafa Paula Simas.



EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161