Titulo Autor      


  noticias


quarta-feira, 3 de junho de 2015

Sidney Rocha começa oficina de escrita criativa

O autor celebra 40 anos de carreira e quer valorizar o papel da emoção nos textos literários

Nada de “pole dance literária”, é o que promete o escritor e, agora, também professor Sidney Rocha. Estreando hoje (2/6) sua Oficina de Escrita Criativa, que vai acontecer nas terças e quintas até julho (com turmas nos horários das 17h30 e 19h), o autor cearense radicado no Recife, promete seguir um modelo diferente de curso literário, justamente evitando criar modelos fixos.

Feliz e ansioso por estrear nesse desafio, Sidney explica o que define como “pole dance literário”: são aquelas conversas que rendem dicas gerais demais, dadas por um escritor experiente (convidado para a aula, muitas vezes), e que servem mais para padronizar a escrita do que para ajudar um aluno específico. Sua vontade de criar uma oficina, na verdade, veio justamente da intenção de combater a falta de emoção da literatura atual. “É mais uma vontade de conversar do que de ensinar literatura. As pessoas deixaram de se emocionar com os textos, e eu acredito que a narrativa literária deve buscar a emoção”, destaca o autor, vencedor do Prêmio Jabuti com o livro de contos O destino das metáforas (Iluminuras).

Para ele, a literatura sem emoção é “só mais uma perda de tempo contemporânea”. “Nisso não se distinguiria dos passatempos como palavras-cruzadas, livro de pintar ou jogos online como Fazenda feliz”, alerta. “Portanto, é preciso recuperar a capacidade de se emocionar diante do texto literário. E da vida, cara. Não se cria nada se não nos emocionamos de verdade. Parece que há certa indolência ou esterilidade nos escritores de hoje. E os leitores buscam atalhos, não a compreensão nem a emoção do texto.”

De certa forma, sua ideia é fazer no espaço Jump Recife uma espécie de curso de escrita fazendo também um curso de leitura. “Em dois meses de trabalho, os participantes terão lido muito mais livros – e com muito mais prazer nesse processo – do que nos últimos dois anos”, promete. A produção de textos, claro, será também intensa, mas não é a ideia gerar debates coletivos em torno dessas criações: Sidney prefere dar comentários específicos para cada aluno, porque quer evitar conselhos que sejam ardilosamente abrangentes.



EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161