Titulo Autor      


  noticias


quarta-feira, 22 de julho de 2015

Em entrevista, Wilson Alves-Bezerra comenta sobre seu novo livro: “Vertigens”

A Editora Iluminuras, no mercado há 27 anos, na vanguarda da literatura contemporânea, e especial da poesia e da literatura hispano-americana, está lançando Vertigens, do paulistano Wilson Alves-Bezerra. É uma coleção de 29 poemas em prosa, na qual se destacam as exuberantes imagens e a sonoridade, que parece produzir aquilo mesmo que o título anuncia.

Nas palavras do autor do prefácio, o poeta e tradutor Claudio Willer, “é uma escrita do outro lado, radicalmente do avesso, antagônica com relação à linguagem instrumental. Por isso, análoga ao delírio”.

Vertigens se sucede à estreia de Wilson Alves-Bezerra na prosa curta, com o elogiado Histórias zoófilas e outras atrocidades (EDUFSCar/Oitava Rima, 2013). Segundo o próprio escritor, o elemento narrativo está presente também nesta coleção de poemas: “Embora seja um livro de poemas, há histórias que se contam entre as imagens encadeadas, de modo lacunar e cifrado, para cuja leitura o papel do leitor é fundamental.”

O professor de literatura hispana-americana da USP, Pablo Gasparini destaca, nas orelhas do livro, a presença da tradição latino-americana na obra: “Os fragmentos de Vertigens despejam as suas imagens a partir de uma erótica que mama de vários leites estrangeiros e, centralmente, da poesia como estrangeira da língua, ou da poesia entendida como exercício de “exílio” da prosa. O resultado: um português gozosamente inventado e, portanto, desencaixado de todo imaginário de correção e regionalização, dúctil para acompanhar a fluência de cenas de uma corporalidade fugidia e nua.”

Já estão confirmadas três datas de lançamento de Vertigens: quarta-feira, dia 30/7, às 19h, no Kalil Cozinha Árabe. (São Carlos-SP); dia 18/8, às 19h, no Anfiteatro do CECH. UFSCar (São Carlos-SP), com bate-papo com o autor (mediação da professora Rejane Rocha); dia 5/9, às 15h, no terraço da Biblioteca Mário de Andrade (São Paulo-SP), bate-papo com o autor e apresentação por Cláudio Willer.





EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161