Titulo Autor      


  noticias


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Brasileiros na Livraria Cultura: Da página para a tela

O crítico e escritor Inácio Araújo e a cineasta Marina Person se encontram num bate-papo sobre a relação desigual entre literatura e cinema

Nesta sexta, dia 28, às 19h, a Livraria Cultura da Paulista, em São Paulo, promove nova conversa literária em parceria com Brasileiros. Depois de debates sobre tradução e biografias, o tema dessa vez é literatura e cinema. Autora do documentário Person, sobre seu pai, o cineasta Luiz Sergio Person, do clássico São Paulo S/A, Marina Person vai dividir a mesa com o crítico e escritor Inácio Araújo; além de escrever sobre cinema para a Folha de S.Paulo, Araújo é autor de livros de ficção, como a recente reunião de contos Urgentes Preparativos para o Fim do Mundo, da editora Iluminuras. O mediador será Daniel Benevides, editor de literatura de Brasileiros.

Fala-se muito em como bons livros raramente são bem transpostos para a tela grande. Há inúmeros exemplos e, como em toda “regra”, muitas exceções. Vamos comentar esses casos, buscando entender as razões de fracasso ou sucesso em cada um deles, e tentar responder a perguntas como: é possível adaptar um romance ou conto para cinema sem perder a profundidade do texto? E escrever um roteiro incluindo elementos subjetivos, próprios da linguagem literária (como o chamado fluxo de consciência)? A transposição para o cinema é análoga à tradução? É melhor fazer uma interpretação cinematográfica, pessoal, mesmo que desvirtue a narrativa original, ou ser fiel à condução proposta pelo livro, ainda que isso possa resultar num filme excessivamente verbal?



EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161