Titulo Autor      


  noticias


sábado, 4 de junho de 2016

Professor radicado em Florianópolis se destaca como grande tradutor e especialista de Shakespeare

Muita gente não faz ideia dos tormentos enfrentados pelos tradutores de literatura. Muita gente faz ainda menos ideia dos tormentos enfrentados por um tradutor de William Shakespeare, para alguns estudiosos dono do maior repertório escrito já deixado, uma constelação de 25 mil palavras diferentes em pelo menos 38 peças (uma contagem aponta 40) e 154 sonetos, além de extensos poemas líricos.

Professor recém-aposentado da UFSC e há 26 anos morador de Florianópolis, José Roberto O'Shea começou por Antônio e Cleópatra, que o fez sofrer com a métrica, e tem em andamento Tímon de Atenas, sua oitava tradução de Shakespeare. Ele também verteu ao português o estudo paradigmático de 900 páginas de Harold Bloom, Shakespeare – A Invenção do Humano.

"Alternância no uso de pronomes; impasses textuais; referências culturais obscuras; arcaísmos e neologismos; uso contrastivo de vocabulários de origem saxônica e românica; metáforas; oxímoros; anáforas; trocadilhos; ambiguidades propositais; malapropismos; inversões sintáticas e semânticas; (...) sem falar, evidentemente, na métrica, na eufonia do verso (e da prosa), no uso e no abuso do padrão iâmbico", diz uma lista de O'Shea, exibida em palestra na UFSC, sobre as dificuldades de se traduzir o dramaturgo inglês.

Muitos dos personagens shakespearianos, enfatiza, têm "verdadeiros idioletos" – sistemas linguísticos individuais que refletem vivências e características próprias, uma particularização vocabular como a da vida real. Toda essa riqueza de linguagem, nota o tradutor, tende a ganhar menos atenção que o intenso conteúdo das peças.

O'Shea fez quatro pós-doutorados (três na Inglaterra, um nos EUA), coordena estudos de Shakespeare há 23 anos e é uma maiores referências nacionais em conhecimento e tradução da sua obra. Mas diz evitar a bardolatria (o culto irrefletido de Shakespeare) e já traduziu mais de 40 livros de outros autores, como Conrad, James Joyce, W.H. Auden, D.H.Lawrence, Flannery O'Connor, Richard Yates e Kathleen McCracken.



EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161