Titulo Autor      


  noticias


terça-feira, 30 de maio de 2017

Fugacidade do tempo molda 'O Porto', 1º livro de Leda Cartum

LAURA ERBER
ESPECIAL PARA A FOLHA

No espaço breve que banalmente chamamos parágrafo, às vezes uma experiência inesperada acontece, algo que excede tanto a sensação sincopada do verso quanto os enlaces de uma narração. Uma experiência que coloca em jogo a própria ideia de parágrafo como unidade discursiva.

É raro que nossos escritores explorem as possibilidades da escrita breve sem que para isso sintam-se obrigados a aderir à postura e inflexão contestadoras das vanguardas.

"O Porto", livro de estreia de Leda Cartum, convida a uma experiência incomum, aliando uma tradição da brevidade e do fragmento a uma pesquisa contemporânea em torno da relação entre poema e prosa, potencializando a ambivalência de uma escrita íntima que se dobra em reflexividade sobre a fuga do tempo e dos temas perseguidos.

O porto a que se referem o título e a imagem da capa -singelo suvenir do avô da autora que encobre a violência da viagem- é uma imagem sempre em perda de substância, perseguida pela escrita que também se deixa perseguir pela memória de uma terceira pessoa nunca nomeada.



EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161