Titulo Autor      


  noticias


terça-feira, 29 de setembro de 2009

Companhia das Letras leva a melhor no Prêmio Jabuti 2009

RIO - A Companhia das Letras faturou os três primeiros lugares na categoria romance da 51ª edição do Prêmio Jabuti. O ouro ficou com Moacyr Scliar e seu "Manual da paixão solitária", a segunda colocação é de Milton Hatoum por "Orfãos do Eldorado" e "Cordilheira", de escritor gaúcho Daniel Galera, fecha o pódio. O trio desbancou títulos como "Heranças", de Silviano Santiago, finalista do prêmio Portugal Telecom. Os livros do ano nas categorias ficção e não-ficção só serão conhecidos no dia 4 de novembro, durante a cerimônia de premiação em São Paulo.

Também gaúcho, Fabrício Carpinejar ficou em primeiro na categoria Contos e crônicas por "Canalha!", lançado pela Bertrand Brasil. "Ostra feliz não faz pérola" (Planeta), de Rubem Alves e "Os comes e bebes nos velórios da Gerais e outras histórias" (Auana) de Déa Rodrigues da Cunha Rocha também levaram o troféu para casa pela segunda e terceira colocação, respectivamente.

Em Poesia, Alice Ruiz S. ganhou o prêmio máximo por "Dois em um" (Iluminuras). Em segundo lugar, "Antigos e soltos: poemas e prosas da pasta rosa", compilado pelo Instituto Moreira Salles. Em terceiro, um empate: Eucanaã Ferraz, de "Cinemateca" (Companhia das Letras) e Reynaldo Bessa, de "Outros barulhos" (Anome Livros), foram contemplados.



EDITORA ILUMINURAS - LTDA
Rua Inácio Pereira da Rocha, 389 Cep: 05432-011 - São Paulo - SP Tel/Fax: (11) 3031-6161